AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE POLÍTICAS DE GÊNERO NO CEARÁ: ESTUDO DA PRODUÇÃO DISCENTE DO MESTRADO EM AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, BRASIL.

Autores

  • Felipe Estevam da Silva
  • Alcides Fernando Gussi

Resumo

Este trabalho consiste na continuidade do estudo sobre as políticas públicas no Ceará por meio da análise da produção discente do Programa de Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas - MAPP/UFC, notadamente, a partir das dissertações defendidas entre 2005 a 2018. Na primeira fase deste Projeto foram analisadas dissertações sobre as políticas educacionais (2005-2015) e, com a continuidade da pesquisa pretendeu-se: (a) dar seguimento ao estudo das dissertações de políticas avaliadas de outros dois setores, assistência social e políticas de gênero; (b) incorporar, na análise, a produção discente do MAPP dos últimos dois anos (2016-2018); (c)e incorporar, em comparação, a produção da primeira turma de alunos egressos do PPGAPP - Programa Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas/UFC, criado em 2016, na modalidade mestrado acadêmico. Para tanto, este estudo da produção discente em avaliação das políticas públicas, realizadas no MAPP/PPGAPP, considera cinco dimensões analíticas: (i) objetivos e pressupostos da avaliação; (ii) marcos teóricos; (iii) categorias analíticas específicas à política avaliada; (iv) metodologias utilizadas; (v) resultados alcançados e produção de indicadores; (vi) a problematização do lugar epistemológico do avaliador. Partindo dessas dimensões, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa da produção discente que consiste no levantamento, classificação, leitura orientada, sistematização e análise das dissertações, com aportes comparativos dentro de um mesmo setor, e entre setores das políticas e programas avaliados. O estudo vem permitindo analisar o alcance analítico e metodológico das avaliações realizadas para a compreensão dos resultados e impactos advindos da implementação de políticas públicas nos últimos treze anos, no Ceará, bem como refletir acerca das especificidades da produção da pós-graduação em avaliação da UFC neste campo epistêmico de estudo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica