AVALIAÇÃO DE PROTEÍNAS TOTAIS SALIVARES EM PACIENTES PEDIÁTRICOS PORTADORES DA SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA

Autores

  • Sara Maria Silva
  • Gabriella Paiva Cidrão Silveira
  • Renata Asfor Rocha Carvalho Martins
  • Cláudia Ferreira Santos
  • Cristiane Sá Roriz Fonteles
  • Thyciana Rodrigues Ribeiro

Resumo

A Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCVZ) descreve um conjunto de alterações que acomete as crianças cujas mães foram infectadas pelo vírus Zika (ZIKV) durante o período gestacional. Visto que a saliva humana tem características específicas e uma ampla variedade de moléculas, este fluido tornou-se uma fonte atraente de possíveis biomarcadores no âmbito da infecção pelo ZIKV. Este estudo avaliou transversalmente o padrão de proteínas totais salivares em pacientes pediátricos portadores e não portadores da SCVZ. Foram selecionadas 12 crianças portadoras de SCVZ e 6 crianças saudáveis para compor o grupo controle. Todos os pacientes foram submetidos à anamnese e ao preenchimento de ficha com os seus dados gerais de saúde. A saliva não estimulada foi coletada, o inibidor de protease adicionado, transportada sob gelo, centrifugada e sobrenadante separado para posterior análise de proteínas totais. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk e ao teste-t pareados e ANOVA (dados paramétricos) (SPSS 20.0, p <0,05). O resultado das comparações entre os grupos demonstrou uma diferença significativa para as variáveis idade em meses (p = 0,003) e proteínas totais salivares – repetição 1 (p = 0,018), repetição 2 (p = 0,024) e média das repetições (p = 0,018) entre os grupos avaliados. Não foi observada nenhuma associação significativa entre a variável sexo e a presença/ausência da síndrome (p = 0,321). Em conclusão, as crianças com SCVZ avaliadas nesse estudo eram de maior idade em meses e apresentavam concentração de proteínas totais em saliva significativamente menor que o grupo controle. Agradecemos ao CNPq, órgão que financiou a bolsa de estudos para o desenvolvimento dessa pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica