AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO- CEARÁ

Autores

  • Esterlandia Souza Castro
  • Deyviane Maia Silva
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

A Formação Continuada é um processo importante para os professores(as) reavaliarem a prática docente, constituindo-se como um ambiente que possibilita a construção de diferentes saberes, fomenta a reflexão sobre a prática dos(as) professores(as), reorganizando suas competências e produzindo novos conhecimentos. O objetivo deste trabalho é apresentar a avaliação de uma Formação Continuada em Educação Física, realizada pelo projeto Saberes em Ação para o Ensino da Educação Física na Escola, no município de Eusébio-Ce, durante o ano de 2019, com participação de 32 professores. A pesquisa desenvolveu-se metodologicamente com abordagem qualitativa, no itinerário investigativo. O curso de formação ocorreu com a aplicação de dez módulos, que elencou temáticas trazidas pelos dilemas iniciais dos formandos(as), que de forma democrática, auxiliaram no levantamento de possibilidades para as práticas docentes, dando assim ao programa uma visão pautada na perspectiva progressista, com um olhar crítico e que fomenta a reflexão e o diálogo. A formação desenvolveu-se num formato do trabalho colaborativo que valoriza os professores aprendentes. Para avaliação da Formação, ao fim dos dez módulos de curso, os professores foram convidados a responder um questionário, organizado em 4 pontos para avaliação da formação: a) Organização e estrutura. b) Atividades formativas vivenciadas. c) A vivência no curso de extensão formação permanente. d) auto-avaliação. O objetivo do questionário foi compreender como a formação contribuiu e/ou trouxe auxílios que melhorassem a prática pedagógica do grupo participante. Diante dos resultados foi possível identificar que mesmo que a formação continuada não seja a única responsável pela melhoria na qualidade de ensino, ela parte das necessidade da sociedade contemporânea com a intensificação e a continuidade dos estudos, tornando o(a) professor(a) conhecedor contínuo de sua profissão, trazendo para si melhorias constantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica