AVALIAÇÃO DO EFEITO DA FRENOTOMIA LINGUAL NA QUALIDADE DE VIDA DE BEBÊS PORTADORES DE ANQUILOGLOSSIA: ESTUDO LONGITUDINAL
Resumo
A anquiloglossia é uma alteração congênita que se caracteriza pelo frênulo lingual curto, que podecausar uma limitação dos movimentos da língua e ser um fator prejudicial na amamentação dobebê. Esta dificuldade de amamentação dos bebês pode prejudicar o correto desenvolvimento dosistema estomatognático. Apesar de não existir ainda diretrizes universais para determinar quandoa intervenção cirúrgica é necessária, relatos de crianças submetidas à frenotomia imediata, ou omais cedo possível, tiveram melhoria na amamentação, sendo cada vez mais comum suarealização em bebês recém-nascidos. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da frenotomialingual na qualidade de vida de bebês portadores de anquiloglossia através do Teste da Linguinhaem Sobral-CE. Tratou-se de um estudo longitudinal de intervenção não controlado do tipo antes edepois, que se realizou na Universidade Federal do Ceará (UFC) no curso de Odontologia noperíodo de agosto de 2018 a julho de 2019. A população foi composta por crianças de 0 a 2 anosque foram diagnosticadas com anquiloglossia por meio do Teste da Linguinha realizado na SantaCasa de Misericórdia de Sobral. A amostra correspondeu aos pacientes disponíveis para seremoperados que apresentaram grau moderado a severo de anquiloglossia e relatos de dificuldades deamamentação, respiração e fonação. Os bebês foram submetidos ao procedimento cirúrgico defrenotomia da forma mais conservadora possível e foram acompanhados clinicamente e por meiode questionário que foi aplicado no momento pré-cirúrgico e em momentos pós-cirurgia: sete dias(D7), 14 dias (D14), 30 dias (D30) e 60 dias (D60). Foi observado com a frenotomia uma diminuiçãoda interrupção da amamentação, diminuição de engasgos, diminuição da dor e desconforto dosmamilos nas mães e melhora no ganho de peso do bebê, melhorando assim a qualidade de vidadesses bebês e das mães.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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