AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA DISFUNÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Autores

  • Leticia Pastuszka de Paz Araujo
  • Daniela Cabral de Sousa
  • Andressa Laura Castro Silva
  • Pedro Braga Neto

Resumo

Sintomas neuropsiquiátricos são referidos em 10 a 80% dos pacientes com LES, sendo a disfunção cognitiva a mais comum manifestação, reportada em 12 a 87% dos pacientes. A divergência encontrada nessa porcentagem justifica uma análise aprofundada da função cognitiva nesses pacientes. Avaliamos transversalmente 50 pacientes com LES dos ambulatórios do HUWC (UFC) e do NAMI-UNIFOR. Analisamos os dados através do programa SPSS, utilizando análise descritiva e Teste de Pearson. Obtivemos dados de 49 pacientes sexo feminino e 01 paciente sexo masculino, com média de idade: 35,30 ±7,126. O tempo médio de doença foi de 10,89 ± 6,888 anos, e a escolaridade média, em anos, foi 10,92 ± 2,869. A média do SLEDAI ficou em 5,51 ± 6,171. Na análise dos dados obtidos a partir desse projeto, houve maior percentual de desempenho deficitário nos domínios de memória (episódica verbal - 56% e evocação tardia - 68%) e maior percentual de desempenho mediano nos domínios de fluência verbal (62% e 54% em diferentes testes), raciocínio (90%) e atenção (86%). O domínio função executiva variou entre desempenho deficitário (58%, 88% e 76% em diferentes testes) e desempenho mediano (58%, 90% e 92%, em diferentes testes). De acordo com Leslie e Crowe (2018), a associação entre LES e disfunção cognitiva pode ser considerada significante nos domínios do limiar de atenção visual, fluência verbal, memória imediata visual, linguagem e raciocínio visual, o que demonstra que a análise dos resultados obtidos se encontra dentro do esperado pela literatura. Identificamos que a atividade de doença teve impacto significativo na função executiva e a idade teve impacto significativo sobre memória, planejamento, raciocínio e atenção. Concluímos que a disfunção cognitiva moderada a severa obteve frequência significativa na amostra estudada, sendo necessário estudos futuros comparativos para melhor avaliação dos resultados. Agradecemos ao CNPq pela bolsa de incentivo ao projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica