CARACTERIZAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Joao Felipe Bastos Franco
  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Caan Gabriel Forte de Almeida
  • Tassia Oliveira Ramos
  • Livia Gomes Viana Meireles

Resumo

Habilidades sociais são um conjunto de comportamentos emitidos dentro de um contexto interpessoal, que reduzem perdas ou maximizam ganhos nas interações sociais. O contexto universitário promove diversas interações sociais e ter um bom repertório de habilidades sociais nesse meio pode auxiliar o indivíduo a superar situações estressoras. O objetivo deste estudo foi avaliar o repertório de habilidades sociais de alunos do curso de educação física da UFC, a partir de uma análise quantitativa transversal e descritiva. Participaram do estudo 14 estudantes do curso supracitado e para a coleta de dados foram utilizados o Questionário de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contexto para universitários e o Inventario de Habilidades Sociais 2. O SPSS foi utilizado para análise descritiva e correlação dos dados. Os resultados apontam que 50% dos alunos apresentaram escore total de habilidades sociais (ET) abaixo da média no IHS2, já para o fator de conversação assertiva (F1), 71,4% apresentaram escore inferior ou médio inferior. No fator de autocontrole/enfrentamento (F4), 85,7% possuem um repertório de habilidades sociais entre bom e altamente elaborado. No QHC, houve uma prevalência de casos não-clínicos para os fatores de depressão e clínicos para os de ansiedade. Houve uma correlação positiva e significativa (r = 0,8 p = 0) entre o fator F4 e o de comunicação e afeto de ansiedade QHC, e entre o ET e o fator de dificuldades de ansiedade do QHC (r = 0,61 p = 0,02). Para se manter no curso, é fundamental que o aluno tenha boas estratégias de enfrentamento para as demandas do meio, o que explica o alto valor no escore F4. Ainda, bons repertórios de habilidades sociais indicaram menor incidência de caso clínico de ansiedade. Os resultados não devem ser generalizados, por conta da quantidade reduzida de alunos, mas indicam uma possível e importante relação dos estudos de habilidades sociais no contexto acadêmico. Agradecimentos à Funcap, como órgão financiador desta pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica