CATEGORIZAÇÃO DE USOS MÚLTIPLOS DAS ÁGUAS E PROBLEMAS AMBIENTAIS NA LAGOA DA PARANGABA - FORTALEZA

Autores

  • Elen Karine Forte Pessoa
  • Flavio Rodrigues do Nascimento

Resumo

Discutir os usos múltiplos da água a partir de sua categorização favorece a compreensão da problemática da degradação das águas em mananciais urbanos. Diante disso, a pesquisa se propôs a investigar e discutir os usos múltiplos da água da lagoa da Parangaba, Fortaleza – CE, localizadas nas coordenadas 3°46’06.44’’S e 38°34’04.75’’O, e os problemas ambientais derivados. O objetivo é reconhecer a função, os usuários e os usos múltiplos da água, caracterizando-os em consultivos e não consultivos, e especificamente em usos compartilhados, competitivos e vinculados/competitivos associados aos aspectos de imprescindibilidade e possibilidade de substituição. Deste modo, testando metodologia sistematiza pelos autores deste trabalho. A metodologia segue uma sequência sistemática em três fases fundamentais: analítica, com delimitação da área de estudo e elaboração do mapa de localização; agregação e síntese, obtendo a categorização das tipologias de usos dos recursos hídricos; integração dialógica das informações, em que foram integrados vários parâmetros de forma sistemática e holística. Como resultado tem-se a aferição dos usos da água e mapeamento de fontes de poluição da lagoa. Os usos compartilhados constatados foram: abastecimento humano, pesca, dessedentação de animais, manutenção ecossistêmica e lazer. A diluição de dejetos é categorizada como vinculado/competitivo em relação ao abastecimento humano e uso competitivo em relação aos demais. A pesquisa possibilitou o conhecimento sobre os usos que geram problemas ambientais em lagoas urbanas, tomando como exemplo a lagoa em epígrafe; e a metodologia utilizada pode ser aplicada em estudos sobre lagoas urbanas para orientação de decisões no uso integrado dos recursos hídricos, garantindo a higidez necessária para os diferentes usos dos mananciais. Agradecemos ao CNPq pelo fomento à pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica