CLIMA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DE EMPREENDIMENTO HOTELEIRO EM FORTALEZA/CE
Resumo
O clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento . O presente estudo visa avaliar o clima organizacional da empresa KNR que faz parte do setor de hotelaria situada na cidade de Fortaleza/CE. Para a realização da pesquisa foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado, com 21 itens objetivos e um subjetivo, que foi inspirado no questionário proposto por Carvalho et al. (2016), que por sua vez foi baseado do modelo de Luz (2003) que foi desenvolvido para analisar o clima organizacional em empresas de pequeno porte. Foram levados em conta 9 fatores: Responsabilidade, Quantidade e Qualidade do Trabalho, Remuneração, Comunicação, Valorização do Profissional, Relacionamento com Chefia, Imagem da Empresa, Relacionamento Interpessoal e Treinamento e Desenvolvimento. Após realizar a análise, os fatores que não foram tão baixos porém necessitam de atenção, são os de Imagem da Empresa, Comunicação e Quantidade e Qualidade do Trabalho. Já os fatores que tiveram os piores índices e necessitam uma maior atenção, são os de Valorização Profissional, Relacionamento Interpessoal, Treinamento/Desenvolvimento e Remuneração, onde 54,5% dos respondentes não consideram seus salários adequados em relação aos de outras empresas. Quando solicitados para indicarem sugestões de algo que torne o ambiente de trabalho um lugar melhor, fatores como Treinamento/Desenvolvimento e Quantidade e Qualidade de Trabalho lideraram as indicações de melhoria. Portanto, algumas medidas se tornam necessárias, como por exemplo, descrição de cargos, remuneração por competência, criação de capacitações e treinamentos contínuos, execução de comunicações entre os colaboradores e o investimento na estrutura e segurança para os funcionários.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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