COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS NO ENSINO MÉDICO.
Resumo
A formação médica deve ser permeada de estratégias que possibilitem a construção de um perfil profissional e humano apto para a comunicação de más notícias (CMN). Objetivou-se compreender o processo de aprendizagem da CMN a partir da ótica de estudantes internos do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Adotaram-se as abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa, utilizando o questionário e o grupo focal como instrumentos de coleta de dados. Como amostra, 153 internos responderam ao questionário e 12 internos participaram do grupo focal. Realizou-se Análise de Conteúdo, com a técnica de análise temática (BARDIN, 2014) e análise descritiva das variáveis em estudo (AGRESTY, 2015). A partir da análise temática, foram elaboradas sete categorias temáticas: conhecimento sobre CMN, aulas teóricas e práticas sobre CMN, organização do ambiente; linguagem; escuta do paciente, comportamento e postura; lidar com sentimentos e emoções. Além disso, destacam-se nos resultados que 67,3% dos participantes consideram que o mais difícil no manejo de más notícias é ser honesto, sem tirar a esperança do paciente. Referente ao modelo SPIKES, 33,9% dos participantes afirmam que o elemento mais fácil dessas situações é a preparação para o encontro, enquanto 40,5% referem que o elemento mais difícil é expressar emoções. Ainda no aspecto dos sentimentos, o resultado parcial revelou que 37,9% dos entrevistados não tiveram nenhum treinamento sobre como lidar com as emoções do paciente durante esses processos de comunicação e, em contrapartida, revelou que durante a formação em medicina, 45,7% dos integrantes foi incentivado a estimular a manifestação de sentimentos do paciente. Conclui-se que o estudo aprofundado desses dados poderá direcionar, se necessário, medidas que valorizem a formação médica dentro de um aspecto que incentiva o manejo de emoções e a construção de habilidades comunicativas, pilares fundamentais para a promoção da saúde e o bem viver.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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