CONSTRUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ALÍVIO DE DOR NO TRABALHO DE PARTO E PARTO.
Resumo
INTRODUÇÃO: A gravidez caracteriza-se por um processo de contínuas mudanças, sendo estas, biopsicossociais. Por esse caráter mutável, pode gerar ansiedades e medos, sendo o momento do parto o ponto ápice. Tendo em vista o receio às dores do parto, compele à assistência a busca por meios educativos a fim de modificar tal situação, evitando assim, intervenções desnecessárias e estimulando a autonomia da mulher nessa busca por alívio em todo seu processo parturitivo. OBJETIVOS: Descrever o processo de construção de cartilha educativa sobre métodos não-farmacêuticos para alivio de dor no parto. METODOLOGIA: Estudo metodológico realizado no período de 2017 a 2018, visando à construção de cartilha educativa sobre métodos não farmacológicos para alívio de dores no parto, voltada para gestantes de Fortaleza. O processo construtivo se deu em três etapas: Levantamento de conteúdo na literatura, elaboração textual, finalizando com a edição da cartilha. RESULTADOS: O levantamento de dados para embasamento teórico se deu em livros de obstetrícia, manuais governamentais e artigos de bases de dados, este último, finalizando com a seleção de 43 artigos. Após consolidação do material, se iniciou a elaboração textual, subdividindo a cartilha em doze tópicos principais, desenvolvendo desde uma visão geral do processo do parto até os métodos específicos de alívio de dor e suas singularidades. Manteve-se a linguagem clara e objetiva a fim de facilitar a compreensão. Além de utilizar ilustrações para dinamizar o repasse de informações. A versão final da cartilha, com titulação “O que você sabe sobre o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor no parto normal? Vamos conhecer!” concluiu-se com 36 páginas. CONCLUSÃO: A construção da cartilha educativa possui embasamento teórico consistente e linguagem acessível, e objetiva informar de forma satisfatória e contundente as parturientes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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