CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIODEMOGRAFICO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: Os Diagnósticos de Enfermagem da NANDA são importantes para a avaliação da saúde física e mental dos pacientes de uma forma holística, sendo cruciais para a efetivação de ações, por profissionais de enfermagem, que visem melhorar a saúde do indivíduo como um todo. Os domínios 9 e 10 versam sobre estresse e espiritualidade e servem para a análise da saúde mental dos pacientes. Objetivos: Relatar o processo de construção de um instrumento para avaliação do perfil sociodemográfico dos estudantes de graduação em enfermagem por 2 alunas de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará- UFC. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico referente a elaboração de um instrumento de avaliação sociodemográficas de alunos de enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foram utilizados os Diagnósticos de Enfermagem presentes nos domínios 9 e 10 da NANDA como referência para fabricação do material. Resultados: Foi realizado um levantamento biográfico nas bases BVS e PUBMED, combinando as palavras-chave “Estresse”, “Espiritualidade” e “Estudantes de enfermagem”, avaliando 20 artigos no período de 2003 a 2018. Assim, a partir de uma revisão integrativa destes artigos que versassem sobre o tema e as características definidoras presentes nos diagnósticos dos domínios 9 e 10 que remetem, principalmente, fatores como ansiedade, insegurança e estressores, foi elaborado, por acadêmicas de enfermagem da UFC, um material que contém questões de caráter sociodemográfico e que permitam avaliar os discentes de enfermagem, a fim de perceber a presença de algumas dessas características e mensurar, de forma qualitativa, como o estresse e a espiritualidade atuam na vida acadêmica dos alunos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Conclusão: A produção do material e sua aplicação poderá permitir analisar a situação da saúde mental dos estudantes, permitindo a elaboração de ações de promoção da saúde que visem melhorar sua qualidade de vida. Agradecimentos: Apoio FUNCAP.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
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