CONTRIBUIÇÕES DE HERBART E SKINNER PARA A EDUCAÇÃO: SINTONIAS E DISSINTONIAS

Autores

  • Carla Nayane Fideles de Lima Lopes
  • Marcos Antonio Martins Lima

Resumo

Sabe-se que diversos pensamentos pedagógicos existem e contribuem de diferentes formas na Educação. O senso comum ou a desinformação ocasiona uma separação entre os modelos educacionais. De um lado, modelos que veem no aluno um sujeito autônomo e construtor do próprio conhecimento. De outro, modelo tradicional que, tamanha a sua diversidade, tem o professor como centro do processo pedagógico. Ambos são imensamente criticados por muitos pedagogos, mas não encontram-se estudos com a intenção de apresentar as semelhanças de cada modelo e sempre há uma classificação dos dois pensamentos como sendo algo definitivamente heterogêneo. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo analisar as semelhanças e diferenças entre o pensamento pedagógico herbartiano e skinneriano. Para atender aos objetivos da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico no intento de aprofundar os conceitos a fim de esclarecer as sintonias e as dissintonias entre as duas vertentes dos pensadores pedagógicos. Tanto Herbert como Skinner possuem métodos pedagógicos e ao analisar cada um dos pensadores, é possível perceber aspectos que enriquecem a Educação. Nas salas de aulas há uma necessidade de professores flexíveis e que dominem o conteúdo ensinado. Por isso, profissionais unilaterais perdem a oportunidade de aproveitar um pouco de cada vertente tornando suas aulas dinâmicas e, consequentemente, um aprendizado com maior qualidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica