CRENÇAS DOS PROFESSORES-BOLSISTAS ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA CASA DE CULTURA PORTUGUESA
Resumo
Apesar de não existir um consenso entre estudiosos para a definição do termo crença, estudos já mostraram que as crenças de professores, e aprendizes, influenciam diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Alguns desses estudos apontam para uma ligação entre o baixo desempenho dos alunos e baixas expectativas por parte dos professores (PAIVA; DEL PRETTE, 2009). Levando em consideração esses fatores, o objetivo desta pesquisa é investigar as crenças que os professores-bolsistas têm acerca do processo de ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA). Participaram desta pesquisa três professores-bolsistas do curso de Português para Estrangeiros desenvolvido pela Casa de Cultura Portuguesa na Universidade Federal do Ceará. Os dados desta pesquisa foram coletados em duas etapas: inicialmente, foi pedido aos participantes que respondessem um questionário com perguntas pessoais, para que fosse possível entender o perfil dos bolsistas. Em seguida, foi feita uma entrevista com cada um dos participantes com perguntas relacionadas a crenças acerca do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados parciais indicam que os professores bolsistas consideram a interação em sala de aula parte importante do processo de aprendizagem de PLA e veem o professor como um facilitador do saber. Ademais, eles acreditam ser importante uma abordagem igualitária em sala de aula considerando os aspectos gramatica, vocabulário, produção escrita e produção oral, sendo o aluno que definiria quais desses aspectos seriam mais importantes, de acordo com as suas necessidades.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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