CRIANÇAS YOUTUBERS: FORMAS DE VIVER A INFÂNCIA NAS ESFERAS PÚBLICAS MIDIÁTICAS
Resumo
Pesquisas internacionais como EU Kids Online, Net Children Go Mobile e Global Kids Online evidenciam que o acesso das crianças aos dispositivos móveis têm intensificado as tendências à conectividade, à mobilidade e à privatização no uso de tais dispositivos. Com a convergência midiática e a abertura de novos espaços de participação na internet, as crianças se fazem cada vez mais presentes nas redes como agentes comunicacionais. Uma dessas modalidades de presença é a criança YouTuber. Este projeto tem se dedicado a investigar de quais maneiras as crianças YouTubers vem participando das esferas públicas midiáticas e identificar se e como a atuação delas em tais esferas contribui para alterar o modo de ver e compreender o lugar de fala das crianças e sua interlocução na vida pública no contexto contemporâneo. Nessa linha, além de proceder a uma revisão bibliográfica, com o foco na produção dos estudos da sociologia da infância e das pesquisas EUKids Online, Net Children Go Mobile e Global Kids Online, mapeou 28 perfis de crianças youtubers, envolvendo perfis mais populares, com maior ênfase mercadológica, e perfis que se distanciam desta lógica, ao trazerem abordagens mais diversificadas e relacionadas a promoção de conhecimento e/ou causas sociais, ambientais, entre outras. Mediante uma análise comparada, o estudo avança apresentando aspectos que contribuem e/ou negligenciam o bem estar da criança e seus direitos digitais para problematizar essa modalidade de participação infantil.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.