CULTIVO DE RABANETE EM RECIPIENTES PREENCHIDOS COM DIFERENTES FORMULAÇÕES DE SUBSTRATO
Resumo
O rabanete é uma hortaliça de ciclo curto e porte pequeno, o que possibilita ao produtor implantar diferentes formas de cultivo em pequenas áreas. Atualmente têm sido apresentados resultados de pesquisas que mostram ser viável o desenvolvimento de plantas dentro de recipientes preenchidos com substrato. Tais resultados tornam possível avaliar esse tipo de combinação para culturas de porte pequeno e ciclo produtivo curto como o do rabaneteiro. Nesse sentido, objetivou-se com este trabalho avaliar a produção de rabanete em recipiente preenchido com diferentes formulações de substrato. A pesquisa foi realizada na Horta Didática da Universidade Federal do Ceará. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados consistindo de 5 tratamentos com quatro repetições, totalizando 20 parcelas. Os tratamentos consistiram de diferentes proporções de pó de côco e húmus de minhoca: T0 (100% húmus de minhoca), T1 (80% húmus de minhoca, 20% pó de côco), T2 (60% húmus de minhoca, 40% pó de côco), T3 (40% húmus de minhoca, 60% pó de côco), T4 (20% húmus de minhoca, 80% pó de côco). Aos 34 dias após a semeadura foram avaliados os teores de clorofila ”a” e “b” e suas relações através do clorofilômetro e aos 35 DAS, procedeu-se a colheita, sendo as variáveis analisadas: número médio de folhas, altura das plantas, área foliar, diâmetro da túbera, comprimento da túbera, massa fresca da túbera, massa seca da túbera e produção total por área. Os resultados obtidos mostraram que maiores concentrações de húmus de minhoca no substrato foram capazes de proporcionar a produção de plantas com maiores órgãos. No entanto, o espaçamento restrito entre plantas, bem como na célula de desenvolvimento prejudicaram o crescimento das plantas, limitando assim o crescimento da túbera em todos os tratamentos. Conclui-se que novas pesquisas devem ser realizadas utilizando-se recipientes maiores preenchidos com 100% de húmus de minhoca.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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