DE VALORES À GRAUS DE PERSUASÃO: UMA ANÁLISE DA MODALIDADE DEÔNTICA EM À MARGEM DA VIDA.

Autores

  • Jefeth Gomes de Oliveira Silva Lima
  • Maria Fabiola Vasconcelos Lopes

Resumo

A pesquisa de cunho funcionalista, tem como ponto de partida a modalidade, mais especificamente a modalidade deôntica, e examina os valores, a manifestação, a inclusão e os graus de persuasão na peça teatral À Margem da Vida, de Tennessee Williams, na versão de Léo Gilson Ribeiro (1964). A escolha deste gênero se faz necessário uma vez que muitos docentes e discentes não o utilizam devidamente em situações de aprendizagem. Além disso, por se tratar de uma peça de teatral, logo, composta por diálogos, a abordagem de conceitos de modalidade deôntica fica por muitas vezes explícita em seus enunciados. Por esse motivo, a análise aqui empreendida foi feita a partir dos enunciados dos interlocutores personagens na peça, destacando o fato de que eles se situam durante praticamente toda a peça num ambiente familiar. A ambientação também é levada em consideração na pesquisa tendo seus conceitos baseados em Neves (2006), Lyons (2007), Lopes (2012), dentre outros. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi feita análise dos excertos da peça, uma vez selecionada, quanto aos valores, manifestação, inclusão e graus de persuasão. Os resultados obtidos foram os seguintes: Os valores que apresentaram maior proeminência foram os de Ordem com 76,43%, Obrigação com 19,11% e Volição com 17,83%. Quanto à manifestação, as maiores ocorrências se deram por meio de verbo lexical com 80,54%, seguido do verbo auxiliar com 18,68%. O grau de persuasão forte foi o que teve mais incidência com 66.93%. Em suma, foi possível concluir que não só a ambientação da peça teatral, mas também a posição dos personagens, principalmente suas relações de parentesco influenciaram seus enunciados. Além disso, podemos observar que os modalizadores por meio da modalidade deôntica são mais do que unidades linguísticas presentes em frases e orações. Assim sendo, eles podem ser utilizados como recursos que direcionam o leitor para um melhor entendimento do que é proposto nos enunciados. Nesse sentido.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica