DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ESTRATÉGIAS COGNITIVAS: A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO CONTEXTO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Autores

  • Gesailton Yago Lucio de Lima
  • Rita Vieira de Figueiredo

Resumo

A pesquisa teve como base teórica a abordagem sócioconstrutivista e investigou se alunos com Deficiência Intelectual (DI) desenvolveram estratégias cognitivas de aprendizagem durante as atividades de leitura e escrita no software educativo Luz do Saber no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Verificou também as estratégias de mediação que as professoras utilizaram durante essas atividades. Foram sujeitos da pesquisa oito alunos com DI e quatro professoras do AEE da rede pública de ensino do município de Fortaleza/CE. A metodologia se caracterizou como uma pesquisa-ação colaborativa e consistiu nas etapas de aplicação de pré e pós-teste dos alunos, acompanhamento das professoras do AEE junto com os alunos com DI e análise dos dados. Para efeito de análise, foram utilizados instrumentos de codificação de comportamentos e de avaliação cognitiva ambos elaborados pela equipe de pesquisa. Esses instrumentos permitiram mapear as estratégias cognitivas dos alunos e o desempenho cognitivo dos mesmos, bem como as estratégias de mediação das professoras do AEE ao longo das sessões de atividade de leitura e escrita no software. Os resultados indicaram que a complexidade das atividades realizadas no software não tiveram influência no emprego das estratégias cognitivas dos alunos. Verificou-se que ao longo das sessões realizadas, os alunos evoluíram em suas concepções de escrita, tendo seis alunos progredido no interior dos estágios da escrita silábica e dois avançando do nível silábico-alfabético para o nível alfabético. Constatou-se ainda que as professoras tiveram uma importante participação na mobilização das estratégias cognitivas dos alunos. Os tipos de mediações mais utilizados pelas professoras se centravam na regulação da ação e na intencionalidade dos objetivos propostos. Esses tipos de mediação se revelaram adequados para que elas pudessem guiar e fazer com que os alunos centrassem nas atividades propostas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica