DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS GAMIFICADOS PARA CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Claudia Chaves Frota
  • Carlos Matheus da Silva Sousa
  • João Victor de Alencar Pascoal
  • Jose Aires de Castro Filho

Resumo

O presente projeto tem como propósito o desenvolvimento de um conjunto de 30 recursos educacionais digitais (RED) gamificados para componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A primeira etapa do projeto, que está sendo realizada no primeiro semestre de 2019 constou da seleção dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática a serem desenvolvidos e do estabelecimento de parâmetros para os recursos a serem desenvolvidos com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia baseou-se nas metodologias ágeis, dividida em três etapas: 1) estudo de recursos digitais já existentes; 2) levantamento de requisitos para o recurso proposto; 3) processo de desenvolvimento do recurso. Dentre os requisitos levantados para os recursos estão elementos de gamificação como: narrativa, pontuação; nível; bens virtuais, dentre outros. O processo foi dividido em seis fases: contextualização, storyboard, design visual, testes, guia didático pedagógico e disponibilização. Como resultados, foram identificadas três principais demandas em relação à produção de recursos, sendo estas a adequação às competências e habilidades propostas pela BNCC, a utilização de elementos de gamificação nos recursos e o uso de interfaces que atendam aos padrões tecnológicos vigentes. Após a etapa de produção, os REDs serão testados em escolas, com seus respectivos públicos-alvo, a fim de validar as características técnicas e pedagógicas de cada recurso definidas nos requisitos iniciais, bem como obter feedback para atualizações futuras. A referida pesquisa está sendo realizada com o apoio financeiro do Ministério da Educação e do CNPq que possibilitou as bolsas de iniciação científica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica