DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA INTERATIVA DO TIPO MAQUETE PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NO DOMICILIO

Autores

  • Rodrigo Lopes de Paula Souza
  • Francisco Lucas de Freitas Moura
  • Rayanne Branco dos Santos Lima
  • Juliana Cunha Maia
  • Rávida da Rocha Lima Silva
  • Janaina Fonseca Victor Coutinho

Resumo

INTRODUÇÃO: As quedas são uma das principais causas de injúria fatal e não fatal em pessoas idosas. OBJETIVO: Construir e avaliar tecnologia educacional do tipo maquete para prevenção de quedas em idosos no contexto do domicílio. METODOLOGIA: Estudo de desenvolvimento de tecnologia realizado entre os anos 2018 e 2019, em Fortaleza/Ceará. O estudo foi dividido em duas etapas: construção e avaliação da tecnologia. Para construção realizou revisão integrativa da literatura sobre os fatores de riscos extrínsecos para quedas em idosos e as recomendações da cartilha " Passos para prevenção de quedas em Idosos" e o" Projeto "casa segura" estas recomendações serviram de base para o desenho da planta baixa (realizada por um arquiteto) de uma casa com os seguintes cômodos: sala de jantar, cozinha, quarto e banheiro. RESULTADOS: A maquete foi confeccionada por um maquetista com material do tipo Medium Density Fiberboard (MDF), o mobiliário foi confeccionado no mesmo material por corte a lazer. As dimensões do mobiliário seguiram a escala 1:10, em que cada centímetro da mobília corresponde a 10 cm do real. A maquete foi construída com 10 cm de profundidade e uma área total de 160 cm2, dividido em quatro grandes cômodos: sala de estar, cozinha, quarto e banheiro. A maquete foi avaliada por 16 especialistas 9 (56,2%) enfermeiras, 5 (21,2%) fisioterapeutas e 2 (12,5%) médicos. Utilizou-se o Modelo de Promoção da Saúde (MPS), para subsidiar a utilização da maquete pelos idosos. Participaram da avaliação 30 idosos, 18 (60%) mulheres e 12 (40%) homens. Todos os 30 idosos relataram que a maquete, os mobiliários e acessórios assemelham-se com seu domicilio, entretanto, sugeriam um micro-ondas para a cozinha, área de serviço/quintal,corredores, escadas e um segundo piso.CONCLUSÃO: Os resultados foram adequados quanto ao uso da maquete como tecnologia educativa, todavia, para avaliar a efetividade da maquete em reduzir o quantitativo de quedas são necessários estudos de intervenção.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica