DESIGN DE CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO ADAPTADO PARA EMPRESAS DO SETOR BIOTECNOLÓGICO

Autores

  • Filipe Bessa Cordeiro
  • Andre Luis Coelho da Silva

Resumo

A indústria de biotecnologia no Brasil encontra-se em franca expansão, ao passo que coexistem limitações ao seu crescimento relacionadas a carência de conhecimento sobre marketing de produtos. Uma ferramenta capaz de contribuir para o posicionamento mercadológico é uma consultoria de comunicação em empresas biotecnológicas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar a situação de uma empresa no ramo de laticínios com dificuldades no escalonamento mercadológico e, baseado nas problemáticas identificadas, propor a implementação de uma consultoria otimizada de comunicação como ferramenta potencial para o seu crescimento. Para isso, fez-se uso da pesquisa exploratória, em forma de estudo de caso, que se desenvolveu em três etapas: diagnóstico, comunicação da estratégia e implementação. Os resultados do diagnóstico evidenciaram o relacionamento da empresa com o varejista e o consumidor, os ínfimos canais de comunicação utilizados e a ausência de presença digital. Na comunicação da estratégia os resultados possibilitaram a definição e criação de personas da empresa e a construção da jornada de comunicação do cliente que mapeou os canais de comunicação em cada etapa do mapa, bem como definiu como ponto crítico a carência na divulgação ativa da marca para o conhecimento do produto e a inexistência apelos para influenciar na tomada de decisão da compra. Propostas de planos de ação, metas e indicadores para a empresa Laticínios Milhã foram elaborados com a finalidade de transpor as dificuldades, limitações e pontos críticos identificados no desenvolvimento deste trabalho. O investimento necessário e o cronograma de execução revelam o potencial no aumento do número de clientes e, consequentemente, de vendas, em um curto período de tempo e com um pequeno investimento. De modo geral, observa-se a importância em criar estratégias para alavancar os produtos, a marca e escalonar o empreendimento, e para isso, a necessidade da ajuda de uma consultoria especializada.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica