DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Rosa de Fatima Da Silva Pereira
  • Vitória Karine Alencar de Freitas
  • José Aires de Castro Filho
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar dificuldades encontradas no desenvolvimento da formação inicial para professores de uma escola pública do município de Fortaleza, relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A problemática encontrada está atrelada a dificuldade dos professores em ensinar Estatística, dos quais muitos não tiveram a preparação adequada durante a graduação. Também foi analisado de que maneira isso reflete na aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Em busca de compreender melhor esses fatores, foram feitas entrevistas com os professores e aplicados testes de conhecimento estatístico aos alunos e aos professores de uma escola pública municipal de Fortaleza. Nas entrevistas foi perguntado sobre as experiências desses docentes em relação a aprendizagem de Estatística na graduação e como isso ajudou ou dificultou no ensino da disciplina em questão. Com base nos dados coletados e nas análises feitas podemos observar que cerca de 90% desses profissionais possuem dificuldades em compreender os conceitos estatísticos e aplicá-los em seu cotidiano, sendo observado também que a prática pedagógica deles, em sua maioria, se limita ao uso do livro didático com atividades de leitura e interpretação de gráficos e tabelas. Com relação ao desempenho dos estudantes pôde-se constatar dificuldades parecidas com as dos docentes, o que nos leva a concluir que as dificuldades dos professores refletem de forma direta na aprendizagem dos seus alunos. A partir disso, observa-se a necessidade de formação continuada para que o professor possa se apropriar de maneira mais efetiva desses conteúdos e assim modificar sua metodologia em sala de aula, possibilitando ao discente uma maior autonomia e desenvolvimento dos conceitos estatísticos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica