DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIAIS RELATIVAS A GÊNERO: UMA COMPARAÇÃO BRASIL E ESPANHA

Autores

  • Marcos Gabriel Ramos Rodrigues
  • Ana Lidia de Oliveira Silva Ramalho
  • Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior
  • Carlos Adriano Santos Gomes
  • Marcelle Colares Oliveira

Resumo

Em virtude da crescente adoção de critérios de responsabilidade social corporativa por parte do mercado de capitais e da evolução da participação das mulheres no mercado de trabalho, este estudo possui o objetivo de comparar o nível de divulgação de informações sociais relativas a gênero das empresas brasileiras participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e das empresas espanholas participantes do Índice FTSE4Good Ibex no ano de 2017. Com esse intuito, foram analisados os relatórios de uma amostra de 59 empresas (30 brasileiras e 29 espanholas) participantes desses índices há pelo menos três anos, incluindo-se o ano de 2017. Os dados colhidos referem-se às informações relativas a gênero divulgadas pelas empresas no exercício social de 2017 segundo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em seu padrão Standards. Observou-se que o nível de divulgação das empresas espanholas apresentou-se pouco maior em relação ao das empresas brasileiras (2,93%) e a média geral atingiu o percentual de 54,18% do total de informações a serem divulgadas. O resultado obtido é mediano, considerando-se que as empresas da amostra integram índices que apresentam critérios de desempenho relacionados às práticas de equidade e diversidade de gênero. Ressalte-se que o setor financeiro e o setor de energia apresentaram as maiores médias de divulgação e que, dentre todas as empresas da amostra, uma empresa brasileira apresentou a maior pontuação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica