DURAÇÃO DO SONO, SONOLÊNCIA DIURNA E JET-LAG SOCIAL EM ADOLESCENTES COM ASMA
Resumo
Introdução: Na adolescência, ocorre uma tendência fisiológica ao atraso de fase do sono. Embora o horário do início do sono torne-se mais tardio, as obrigações sociais presentes nos dias úteis exigem um despertar precoce, levando a débito de sono. A diferença entre o tempo de sono dos dias úteis e dias livres tem sido denominada “jet-lag” social. Asma é a doença crônica não transmissível mais comum da infância e da adolescência. Evidencias indicam que sintomas de asma podem interferir na qualidade e duração do sono. No entanto, a relação entre asma e “jet-lag” social tem sido insuficientemente estudada. Objetivos: Avaliar a relação entre sintomas de asma e “jet-lag” social em adolescentes. Metodologia: Foram investigados 346 estudantes do ensino médio de uma escola pública. A presença de sintomas de asma foi investigada através do questionário Internacional Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC); a duração e grau de privação do sono foi mensurada pelo Questionário CronoTipo de Munique (MCTQ); e a sonolência diurna foi verificada pela Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Estudantes e responsáveis autorizaram por escrito a participação. O protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 1.765.365. Resultados: Sintomas de asma foram observados em 17,3% dos participantes (escore global de sintomas ≥ 6). O escore da ESE foi de (média±DP) 12,4±4,2 e 72% dos alunos apresentavam sonolência diurna excessiva (ESE>10). A duração do sono em adolescentes com sintomas de asma foi de 05:43 ± 02:10 (horas:minutos) em dias de aula e 07:58 ± 02:15 em dias livres, enquanto naqueles sem sintomas foi de 06:18 ± 01:33 em dias de aula e 08:18 ± 01:58 em dias livres, havendo diferença significativa no jet lag social entre os grupos (p = 0,030). Conclusão: Adolescentes com sintomas de asma apresentam padrão de sono prejudicado,jet lag social bem mais intenso e mais sonolência diurna que adolescentes sem sintomas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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