EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA.
Resumo
O início da educação escolar indígena, no Brasil, teve seu reconhecimento a partir da constituição de 1988, vizando valorizar os conhecimentos específicos de cada povo, incluindo os processos tradicionais particulares de aprendizagem existentes em cada Etnia. Foi investigado na Escola Indígena Ita-Ara, em Pacatuba-CE, através das narrativas docentes, as percepções de Interculturalidade para um ensino de Ciências/ Biologia contextualizado com a realidade da comunidade Indígena da Etnia Pitaguary. Buscou-se compreender como os conhecimentos locais, na perspectiva da Interculturalidade, contribuem para que o ensino de Ciências/Biologia seja mais significativo. Foi adotada para esse estudo a metodologia de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1982) na forma de narrativas de experiências educativas (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). Durante a exploração no campo de estudo foram realizadas entrevistas com professores, gestores e lideranças indígenas. Análise de aulas de Biologia e visitas à espaços não escolarizados como área de retomada casa de apoio. Notou-se que a escola apresenta riquíssimas contribuições para práticas de aulas de Ciências/ Biologia seja pensado na perspectiva da interculturalidade. Os espaços como casa de apoio, recicloteca, museu, área de retomada, presença da reserva da Serra Pitaguary e pinturas corporais, traz importantes contribuições tanto para contextualizações do ensino de Ciência/Biologia com os conhecimentos locais como também para reafirmação da identidade Étnica. Neto (2018) aponta quatro pontos para a prática do ensino de Ciências e Biologia: “A valorização dos saberes locais e o reconhecimento das identidades para as práticas educativas; A necessária contextualização e relação inextrincável entre Ciências e Culturas”. Como bem destaca Xavier e Flôr (2015) na história de nosso país, a presença de diversidade de crenças, culturas e formas de expressão, permite às comunidades a construção. Agradecimentos: ICT-FUNCAP/ PRPPG.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.