EDUCAÇÃO MÉDICA E SAÚDE DO ESTUDANTE: INFLUÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Autores

  • Thabta Aparecida Marques da Silva
  • Ana Beatriz Araujo Dantas
  • Bruna Helen da Silva
  • Geysa Vieira Marinho
  • Zulene Evangelista da Costa
  • Kelen Gomes Ribeiro

Resumo

A Faculdade de Medicina acompanha, ao mesmo tempo, um cenário de realizações e de sonhos e uma conjuntura em que os acadêmicos convivem com fatores estressantes que exigem duros processos de adaptação e de desgaste da própria saúde. É importante o conhecimento desses fatores para caracterizar as condições físicas e mentais do estudante de medicina, os quais, em muitos momentos, negligenciam a saúde, mesmo diante dos conhecimentos adquiridos durante a graduação. Teve-se com objetivo compreender como a graduação influencia na saúde dos estudantes de medicina. Estudo com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas com estudantes de medicina do ciclo clínico da Universidade Federal do Ceará. Realizou-se Análise de Conteúdo, com a técnica de análise temática (BARDIN, 2014). A partir da análise, foram elaboradas cinco categorias temáticas para a discussão da pesquisa: saúde física,saúde mental, relações sociais, percepção sobre o uso do tempo e abdicações em prol da graduação e percepção sobre o próprio estado de saúde. Inferiu-se através da análise de dados do estudo que o ingresso no curso de medicina impacta profundamente nos hábitos de saúde adotados pelos estudantes, sendo essa mudança majoritariamente prejudicial nos âmbitos do sono, alimentação, relações sociais e saúde mental, apesar de haver pontos positivos no quesito de melhoria no acompanhamento médico e práticas de exercícios físicos. Tendo em vista essas mudanças negativas, faz-se necessário o fortalecimento de projetos, já existentes na Famed,voltados para promoção da saúde; além de reflexões e intervenções mais amplas, no âmbito dos processos curriculares, de forma a possibilitar uma vivência mais harmônica e saudável na formação médica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica