ESTUDO DOS TRANCAMENTOS E DISCIPLINAS INCLUÍDAS E EXCLUÍDAS DURANTE O PROCESSO DE MATRÍCULA 2019.2 – CURSO DE LETRAS INGLÊS (77)

Autores

  • Vanessa Alexandre Siqueira
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

O Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas é um curso relativamente novo na UFC, tendo a sua primeira entrada em 2010 e plena implementação da integralização curricular a partir de 2014, quando gerou seus primeiros alunos egressos formados. Com uma entrada anual de 50 alunos via Sisu, o curso hoje conta com um total de 191 alunos ativos, conforme os relatórios de evolução do número de alunos curricularmente matriculados gerados pela Prograd e que revelam um número alarmante de abandono e evasão do curso. Ciente dessa fragilidade, a Coordenação do Curso realiza, com o auxilio de seus bolsistas, estudos voltados para a identificação das causas dessa evasão, com o objetivo de reduzi-la. A presente investigação buscou aferir as razões para as inclusões e, principalmente, exclusões de disciplinas durante o processo de ajuste de matrículas, bem como os motivos para os trancamentos realizados, todos relativos ao semestre de 2019.2. Os resultados sugerem que os motivos para tais práticas são diversos, incluindo trabalho, problemas pessoais, aproveitamentos externos, sobrecarga de disciplinas, carga horária já concluída e metodologias dos professores. Um total de 10 disciplinas foram excluídas e 8 passaram por pedido de troca de turma pelos alunos do curso de Letras Língua Inglesa e suas Literaturas em 2019.2. As disciplinas que mais foram excluídas e trocadas foram Morfossintaxe da Língua Inglesa 1 e Teoria da Literatura 2, Variantes Linguísticas do Inglês e LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais. Por fim, uma vez que a realização desse levantamento foi possibilitada pela PRAE, os devidos créditos e agradecimentos devem ser feitos a esta.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica