ESTUDO EXPLORATÓRIO DA CORRELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÕES MUSICAIS SOBRE FORTALEZA-CE E A EXPERIÊNCIA DE CIDADE DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Alicia Monteiro Teodoro
  • Ceci Antonia Andrade Julião
  • Silvia Helena Belmino Freitas

Resumo

A experiência de um indivíduo com a cidade em que ele mora é subjetiva. Entretanto, todas essas experiências não resultam em milhares de segmentos desconexos, mas possuem pontos-chave de coincidência. Esse repertório coletivo integra também o imaginário a respeito de determinado espaço urbano. Por ser compartilhado o imaginário é constantemente alterado pelas pessoas que se utilizam dele. Há décadas, compositores narram suas próprias experiências urbanas na cidade de Fortaleza, por meio de músicas. Esse trabalho objetiva verificar em quais pontos as narrativas dos poetas coincidem com a experiência urbana e com o imaginário da cidade de Fortaleza dos estudantes do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Inicialmente foi feito levantamento das músicas que falam sobre Fortaleza, e dentre essas, foram selecionadas músicas de Ednardo, Selvagens à Procura de Lei, e Calé Alencar. Estas foram categorizadas seguindo a metodologia da Análise de Conteúdo de BARDIN (2011). Em seguida, foi feita pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevista semi-estruturada com alunos do ICA. As entrevistas visaram elencar os principais elementos presentes no imaginário dos alunos sobre Fortaleza, e também os principais marcos de sua experiência urbana. Verificou-se que o imaginário dos alunos coincide em grande parte com as narrativas dos compositores selecionados. Já as experiências de cidade dos alunos coincidem em poucos pontos com aquelas cantadas, sendo que as respostas dos alunos incluem muito mais elementos do que as músicas analisadas. Conclui-se que a cena musical popular conta ainda uma experiência muito rasa de cidade, sendo poucos os autores que se debruçam sobre questões urbanas mais profundas. Há ainda muito espaço para pesquisas futuras sobre esse tema, incluindo outros compositores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica