EXPERIÊNCIA E DESEMPENHO EDUCACIONAL NA ESCOLHA E RETORNO PROFISSIONAL
Resumo
A transição que move o indivíduo do ambiente educacional e o leva ao mercado de trabalho descreve um período crítico na determinação de seu posicionamento no mercado profissional. O jovem, que passa por essa etapa, encontra-se, sistematicamente vulnerável a numerosas adversidades; tais como subemprego, informalidade, baixa remuneração e até desemprego. Nessa perspectiva, escolhas acerca de trabalho e estudo impactam, portanto, diretamente no desempenho profisisonal desse jovem no longo prazo. A partir disso, este estudo se fez com o objetivo de esclarecer tais dinâmicas e decisões. Para tanto foram construídos dois modelos. O primeiro modelo consiste em um probit multinomial ordenado que busca explicar a colocação do indivíduo no mercado de trabalho por meio do desempenho educacional e de experiências laborais prévias. O segundo modelo consiste em um probit bivariado que teve como objetivo explicar as escolhas que concernem estudo e trabalho por meio de variáveis de background. Para proceder com as estimativas, foram utilizadas duas bases de dados. Uma primeira composta da junção dos dados da SPAECE (2012), Censo Escolar (2012) e RAIS (2015), e uma segunda que unifica dados da SPAECE (2011), Censo Escolar (2011), Censo da Educação Superior (2013) e RAIS (2013), sendo elas utilizadas para o primeiro e o segundo modelo respectivamente. Como resultados, encontramos que experiências laborais durante o ensino médio aumentam a chance de uma melhor colocação no mercado de trabalho, assim como bom desempenho em matemática no período secundarista gera também efeitos positivos, o mesmo, contudo, não é verdade para o desempenho em língua portuguesa. Além disso, suprimos estimativas dos efeitos de cada possível escolha para trabalho e estudo, essas sugerem que as escolha por estudo e trabalho são correlacionadas com background familiar, local de estudos, sexo e idade; os resultados mais detalhados são supridos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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