FATORES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À PRÁTICA PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL
Resumo
O ambiente de prática da enfermagem é caracterizado pela presença de peculiaridades organizacionais que colaboram ou dificultam o desenvolvimento da prática profissional, sendo este, considerado fator determinante da qualidade do cuidado prestado. Objetivou-se avaliar os fatores favoráveis e desfavoráveis à prática profissional da enfermagem em UTI neonatal. Trata-se de estudo analítico e transversal, realizado nas unidades de centro de terapia intensiva neonatal e de médio risco em dois hospitais de referência em pediatria do Ceará em 2018. Participaram do estudo 100 profissionais de enfermagem, sendo 58 técnicos de enfermagem e 42 enfermeiros. Aplicou-se o questionário Practice Environment Scale (PES) – Versão Brasileira. Os dados foram tabulados e armazenados em planilha eletrônica do Excel 2010 e analisados por meio do SPSS Statistics 23.0. Projeto aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (n° 3.023.603). Obteve-se uma amostra 100% feminina, com média de idade de 37 anos e média de atuação de 7 anos, com carga horária semanal de 52 horas. Verificou-se a maioria dos itens como favoráveis à prática profissional. Destacam-se, porém, três itens avaliados como desfavoráveis: reconhecimento e elogio por um trabalho bem feito (2,4± 1,0), oportunidade de desenvolvimento na carreira profissional (2,3 ± 1,0) e suporte da administração às preocupações dos trabalhadores (2,3 ± 0,9). Nos fatores positivos, sobressaíram-se: equipe médica e de enfermagem com boas relações de trabalho (3,2 ± 0,7), planos de cuidados de enfermagem escritos e atualizados para todos os pacientes (3,1 ± 0,8) e equipe de gerente/coordenador/supervisor que dá suporte a enfermagem (3,1 ± 0,8). Diante do exposto, é possível inferir que os fatores que corroboram positivamente para a assistência se sobressaem aos fatores negativos, porém, estes não podem deixar de ser citados uma vez que podem influenciar na qualidade da assistência.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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