FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O MUNICÍPIO DE EUSÉBIO-CE.

Autores

  • Deyviane Maia Silva
  • Naiara Pinto Mesquita
  • Esterlandia Souza Castro
  • Samara Maia Andrade
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Este trabalho emerge em um momento de intenso debate no campo da Educação, advindo, principalmente, do contexto de reformas, dentre as quais destacamos a proposição da Base Nacional Comum Curricular, que propõe novos percursos possíveis para repensarmos a dinâmica curricular das disciplinas na escola. Acreditando ainda que a renovação do ensino e das práticas pedagógicas, requer repensar os processos de formação e qualificação docente, associando-os à dinâmica do trabalho colaborativo, também vinculado a um trabalho de constituição de elementos que venham a subsidiar a prática pedagógica dos professores. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi verificar as contribuições que a formação continuada pautada em uma prática colaborativa de ação-reflexão oferece para a melhoria da prática pedagógica de professores de Educação Física no município de Eusébio-CE. A perspectiva metodológica privilegiada ocorreu nos moldes da pesquisa-ação crítica-colaborativa e foi desenvolvida em três etapas: 1) acompanhamento do Programa de Formação Continuada; 2) colaboração no processo de elaboração das Diretrizes Curriculares; 3) acompanhamento do processo de implementação da proposta. Para a coleta dos dados da pesquisa utilizamos questionários, entrevistas, observações das aulas dos professores e a realização de círculos dialógicos. Os colaboradores foram professores de Educação Física da Rede Municipal de Eusébio-CE. Os docentes relataram mudanças associadas, a novas abordagens, maiores reflexões, o desejo pela pesquisa, maior domínio dos conteúdos, mais dinamismo e organização nas aulas. Assim, reafirmamos a relevância desse Programa de Formação Continuada na medida em que se torna uma ferramenta de apoio aos professores na melhoria da prática docente, por meio da ressignificação dos seus conhecimentos, da tomada de consciência, do trabalho colaborativo e da reflexão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica