FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEU CONTEXTO HISTÓRICO NA PESQUISA DA METADISCIPLINA.

Autores

  • Vitoria Magalhaes Ribeiro
  • Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

O projeto de pesquisa “Metadisciplina: Design, Semiótica e Didática em uma nova abordagem” propõe abranger a formação de professores como continuidade da pesquisa da “Metadisciplina: semiótica, design, ensino e aprendizagem em confluência”. A Metadisciplina é aplicada há cinco anos, como pesquisa-ação, em disciplinas do curso Design e investiga processos de ensino e aprendizagem participativos em sala de aula, onde alunos, professores e monitores constroem juntos o escopo de conhecimentos relativos aos conteúdos de uma determinada disciplina, com consideração ao repertório e interesse dos estudantes. A proposição de continuidade da pesquisa diz respeito à ampliação de seus objetivos na formação de professores, por uma experiência de 2019, vinculada Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) e a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA-UFC), na qual a Metadisciplina foi aplicada como um curso para professores de diferentes áreas em período probatório. As perguntas de partida dessa nova etapa da pesquisa são: Quais os parâmetros para se investigar a formação de professores? Como se dá a formação de professores por meio da Metadisciplina? Com leituras dirigidas e entrevistas com especialistas, a história da formação de professores, se apresentou como estrutura preliminar. Algumas conclusões serviram de base e princípios norteadores, como a complexidade acerca da formação de professores, o entendimento de que é um processo de constante atualização e os aspectos de filosofia da educação como necessidade de conteúdos complementares à abordagem didática da Metadisciplina. Como consideração final, a pesquisa - que ainda está em andamento - traz o embasamento histórico da formação de professores como um fundamento que fornecerá as pautas, conteúdos e estrutura para sua continuidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica