FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PESQUISA DA METADISCIPLINA

Autores

  • Marina de Sousa Santos
  • Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

O presente trabalho é relativo aos resultados de cinco anos de pesquisa-ação no curso de Design da UFC sobre a Metadisciplina, uma abordagem didática com os fundamentos no Design, na Semiótica Peirceana e na Didática. A demanda de continuidade da pesquisa nasce com a realização de um curso sobre Metadisciplina, vinculado à Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) e à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA-UFC), para formação de professores em período probatório da Universidade Federal do Ceará, de diferentes áreas do conhecimento.. Embora o curso tenha apresentado resultados positivos, ficaram questões que impulsionaram a continuidade da pesquisa: Quais os fundamentos da formação de professores? Como ampliar a abordagem didática da Metadisciplina na formação de professores? Como atualizar esta abordagem de ensino e aprendizagem em uma estrutura curricular pedagógica? Assim, essa nova etapa propõe uma revisão dos conceitos e diretrizes da abordagem didática da Metadisciplina. Para o entendimento dos princípios filosóficos em didática, foram feitas entrevistas com especialistas, elencadas bibliografias e definidas estruturas de pesquisa para fundamentação teórica. Atualmente, algumas conclusões norteiam os próximos passos da pesquisa, que ainda está em andamento: o processo de ensino e aprendizado é complexo, demanda conhecimentos sobre a filosofia da educação que indicam a necessidade de serem incorporados à pesquisa; a Metadisciplina se apresenta com potencial de estruturar currículos; a abordagem didática pode ser ampliada a uma abordagem pedagógica; a metodologia da Metadisciplina pode ser aplicada em diferentes áreas do conhecimento. Como consideração final, acredita-se que o estudo histórico, filosófico e contemporâneo sobre formação de professores é necessário para estruturar os conteúdos, parâmetros e diretrizes da continuidade da pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica