GEOARTES – O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS E DA INTERDISCIPLINARIDADE.

Autores

  • Luciano de Oliveira Mesquita
  • Davis Ellisson Peixoto Costa
  • Emanoel de Albuquerque Pontes
  • Élkila de Menezes Peres
  • Paulo André Moura da Silva
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

Este resumo trata da realização de um subprojeto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que atuou na Escola de Ensino em Tempo Integral Estado do Amazonas em Fortaleza. O subprojeto tem como objetivo realizar através de práticas artísticas culturais uma relação com a geografia e suas áreas de atuação. Uma das características principais deste projeto se enquadra na livre participação dos alunos. Estes se voluntariaram a participar das atividades, desde o momento da gestação do subprojeto sob a orientação de docentes e discentes vinculados ao Pibid até a realização das apresentações das musicais e corporais como também de maquetes. A busca de se estabelecer uma geografia com práticas de ensino aliadas com a questão interdisciplinar e artística cultural, permitiram que os alunos da educação básica desenvolvessem melhor a sua visão de mundo, possibilitando compreender as geografias presentes desde literaturas, letras de músicas e nos próprios movimentos artísticos presentes em danças. Tivemos a apresentação de 5 grupos constituídos por alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio que realizaram atividades artísticas musicais, apresentações de danças e a confecção e apresentação de maquetes que permitiram tanto para os participante das apresentações quanto para o público presente (os alunos e professores da escola ) a compreensão do espaço geográfico de forma mais ampla com outras formas de se enxergar essa geograficidade dentro de nosso cotidiano, atrelado ao uso de diversas artes e a interdisciplinaridade, possibilitando um ensino interativo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica