HUMANIDADES DIGITAIS E OS ACERVOS HISTÓRICOS VIRTUAIS NA FORMAÇÃO DO LEITOR PARA AQUISIÇÃO DE LETRAMENTO EM ESPAÇO VIRTUAL

Autores

  • Wilnan Custodio de Oliveira
  • Lidia Eugenia Cavalcante

Resumo

Esta pesquisa tem como enfoque a articulação teórica entre os conceitos de Humanidades Digitais, Mediação da Informação e Letramento Digital, relacionados ao acesso e apropriação da informação de acervos históricos digitais de museus, bibliotecas e arquivos. Parte da hipótese de que, mesmo sendo a leitura em ambientes virtuais uma realidade da Sociedade da Informação, percebe-se que no que se refere ao letramento digital, os leitores ainda não adquiriram habilidades cognitivas e competências críticas para os usos sociais do que é lido, especialmente no que tange aos conteúdos informacionais disponíveis no ciberespaço. Esta investigação fundamenta-se no estudo teórico-conceitual interdisciplinar, por meio de pesquisa bibliográfica, com o intuito de desenvolver enquadramento teórico-conceitual ancorado nas discussões atuais, filosóficas, sociológicas e epistemológicas da Ciência da Informação, acerca da temática referente à Humanidades Digitais, Mediação da Informação e Letramento. Objetiva, portanto, analisar, à luz dos conceitos estudados, a formação do leitor em ambiente virtual, com vistas à percepção da aquisição de letramento, competências e habilidades cognitivas de apropriação e usos de conteúdos informacionais disponíveis em acervos históricos digitais de bibliotecas, museus e arquivos. Sendo um termo recente, humanidades digitais foi usado pela primeira vez em 2002, abordando as diversas atividades humanas no ciberespaço, computação, informática, linguística computacional, arte digital, dentre outros. Desde então, outros estudos, partindo desse conceito, voltaram-se para seu aspecto mais humanizador e de letramento informacional. Em conclusão, após pesquisa de caráter exploratório e revisão de literatura verifica-se que no cruzamento dos conceitos de humanidades digitais, mediação e letramento digital é possível ter uma visão mais holística em relação ao acesso e a apropriação da informação mediante a disponibilidade de conteúdos digitais. Grato a UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica