EMPLOYER BRANDING: UM ESTUDO DA PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO SAS COMO MARCA EMPREGADORA.

Autores

  • Lucas Alves do Nascimento
  • Annika Skairies
  • Maria Eduarda de Vasconcelos Veras
  • Aparecida Livia Sousa Santos
  • Claudia Buhamra Abreu Romero

Resumo

A construção de employer branding, ou marca empregadora, consiste na reputação da empresa enquanto lugar para trabalhar, a forma como ela é vista tanto por profissionais que fazem parte do seu time quanto por quem a observa de fora (MATTEDI, 2019). O desenvolvimento de estratégias de marketing e recursos humanos para a construção do employer branding visa atrair e manter profissionais talentosos para determinada organização. Apesar desse conceito ter importância crescente e trazer significativas contribuições para as organizações, independente de porte ou área de atuação, ainda é grande o número de empresas que não se importa com a forma como o mercado de trabalho as percebe. O presente estudo traz o caso da empresa SAS – Plataforma de Educação, premiada em 2017 com o GPTW – Great Place to Work, com o objetivo de verificar se a forma como a empresa se vê coincide com a forma como é vista por seus funcionários efetivos e potenciais. Para tanto, foram aplicados três diferentes questionários: um com gestores da empresa, o que possibilitou o entendimento do posicionamento pretendido pela organização; um com os colaboradores efetivos da empresa e outro com universitários que podem vir a ser funcionários do SAS. Ao todo, foram coletadas 116 resposta: 96 do público geral, 16 dos colaboradores e 7 dos gestores da empresa. Os resultados mostram que, apesar de algumas divergências entre os pontos de vistas dos três públicos pesquisados, a empresa consegue ser percebida conforme o posicionamento pretendido. O estudo de caso mostra a importância de estratégias de employer branding e espera-se que possa servir de referência para outras organizações.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXXVIII Encontro de Iniciação Científica