ESTUDANTE DE MEDICINA NO CICLO BÁSICO DA GRADUAÇÃO: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO
Resumo
Medicina é atualmente o curso de graduação mais concorrido do Brasil. Ademais, o processo de formação médica, pela sua própria natureza, dispõe de fatores que levam o surgimento do estresse nos acadêmicos de medicina (ARNOLD, 2018). O ciclo básico apresenta os piores níveis de saúde mental no curso (ROBERTO, 2011), o que pode torná-lo gerador de problemas psicoemocionais e psicossociais. Objetivou-se conhecer as principais questões na adaptação, experiências negativas e positivas, bem como a evolução das técnicas de aprendizado dos estudantes do ciclo básico na Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a cinco acadêmicos do ciclo básico da FAMED-UFC. Realizou-se Análise de Conteúdo, com a técnica de análise temática (BARDIN, 2014). A partir da análise, foram elaboradas seis categorias: acolhimento; apoio profissional; ferramentas de estudo; entraves para o rendimento; organização. Observou-se que a adaptação ao ambiente acadêmico se torna mais rápida e efetiva quando os estudantes recebem ajuda dos padrinhos e de outros estudantes, facilitando o processo de vinculação ao meio. Além disso, serviços de apoio psicológico foram considerados importantes, em certos casos, para uma adaptação efetiva. Os estudantes evidenciaram dispor e utilizar de ferramentas variadas para o aprendizado, porém ainda é forte o caráter informativo, com transmissão rápida de conhecimento e centrada na figura do professor. A carga horária é considerada grande para o tempo que se dispõe, o que compromete o aprendizado dos estudantes, que fazem esforços para se organizar e adotar rotinas como forma de acompanhar os estudos. Conclui-se que o ciclo básico é desafiador para o estudante, por contar com uma fase de adaptação que afeta a saúde. Aponta-se para a necessidade de criar e fortalecer ações direcionadas para a efetiva e saudável vivência dos estudantes no início da graduação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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