NARRANDO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Marília Albuquerque de Sousa
  • Eliandro Antonio do Nascimento
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

Resumo

A investigação Comunicação e Colaboração Artística para Cidadania Global, vinculada aos grupos de pesquisa Pesquisamus e MODAL, apresentou seus resultados ligados à experiência da disciplina piloto Diálogos Interculturais: teoria e prática no formato de um artigo recentemente submetido a um periódico acadêmico dotado de qualis relevante para a área da educação. Nesse sentido, o presente trabalho visa publicizar as ideias sintetizadas nessa produção. Da referida disciplina, planejada e desenvolvida no primeiro semestre de 2017, na Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral (Brasil) e na Faculdade de Educação da Universidade Simon Fraser (Canadá), destacamos uma forma de trabalhar em contextos educacionais aspectos ligados às identidades-diferenças sem sucumbir à simplificação e estereotipia das culturas. Após uma rápida contextualização, fazemos um breve apanhado da construção da identidade focando tanto em seu aspecto de afirmação, quanto em seu aspecto de negação, destacando as conotações político e sociais que a atravessam, ao qual se segue uma seção final em que se procura entrelaçar o processo de identificação e a narração de histórias, vislumbrando nesse terreno um espaço de fértil para educação intercultural. Em ambas as seções, cotejamos o referencial teórico com trechos dos diários de campo dos estudantes envolvidos na disciplina. Concluímos que a estratégia adotada na disciplina piloto foi capaz de potencializar nos discentes uma aproximação dos processos de identificação em sua complexidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Científica – PRPPG