“A MÚSICA É SÓ UMA SEMENTE”: A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E EMPODERAMENTO DE JOVENS PERIFÉRICOS A PARTIR DA MÚSICA

  • Denislene Maria Noronha Lopes
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  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

Resumo

A juventude brasileira encara as dificuldades da exclusão social, que a silenciam e restringem a determinadas formas de existência (ABRAMO, FACHINI, 2009). No entanto, dentro do campo da arte esse grupo social encontra formas de resistência a seu apagamento e agenciamento. (OLIVEIRA, SILVA, RODRIGUES, 2006; CASTRO, ABROMOVAY, 2002). No presente projeto se pretende refletir em como o fazer artístico, a partir de um curso sobre a relação entre música e juventudes periféricas, promovido para e com alunos de 8º ano do ensino fundamental, pode produzir empoderamento e transformação social. Tanto a pesquisa, quanto o curso são fruto de reflexões dos estudos de autores que discutem educação, expressão artística e empoderamento, como Hooks (2017), Freire (2016), Gomes (2015), O’Neill (2015) e Berth (2019). O projeto toma como ponto de partida juventudes como plurais, em constante reconstrução a partir dos diálogos com a cultura, sociedade e ambiente (COIMBRA, BOCCO, NASCIMENTO, 2005) e a importância do fazer artístico dentro do ambiente escolar para além do caráter formativo. Como público alvo tem-se um grupo de alunos das turmas de 8º ano do ensino fundamental II da escola Netinha Castelo, em Sobral/CE. A pesquisa ocorrerá a partir do curso referido acima, ocorrendo na dentro da escola, no período de contra turno. Em sintonia com os temas propostos pelos estudantes haverá atravessamentos nas discussões a partir de questões como negritude, diversidade, equidade e cidadania, culminando na realização de um sarau. Será utilizado diário de campo para registro das percepções do pesquisador a partir do campo e questionário para avaliar, com base em indicadores, se o curso promoveu transformação social em seus participantes. A partir da investigação se pretende refletir sobre a realidade da juventude em sua relação com o fazer artístico em ambiente escolar, considerando a importância da educação musical, no contexto formativo e social.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG