INTEGRAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA): RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO GRUPO DE PESQUISA PESQUISAMUS

  • Sara Sousa Alves
  • Antonio Douglas Araujo de Sousa, Marcos André Martins Aristides
  • Marco Antonio Toledo Nascimento

Resumo

A presente apresentação destina-se a realizar um relato de experiência de dois bolsistas de Iniciação Científica (Funcap) que participam das atividades do projeto de pesquisa de pós-doutorado conduzido pelo Dr. Marcos Aristides sobre a integração de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na formação e na atuação dos professores de música da rede pública de Sobral. O projeto se insere nas atividades do grupo de pesquisa integrado Pesquisamus, que tem por objetivo: 1) evidenciar o desenvolvimento humano através de suas competências artísticas com ênfase em música, ao uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e nos diferentes dispositivos didático-pedagógicos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem da música, e 2) identificar, com base nas práticas avaliativas, os processos de construção dos objetos didáticos (objetos de ensino, aprendizagem e avaliação) e os processos característicos do engajamento (O’Neill, 2015) em sua dupla relação com o desenvolvimento das competências na aprendizagem da música e a formação dos professores de música para atuar nos diversos contextos. O presente relato acentuará a participação dos bolsistas de iniciação científica no subprojeto AVA, que tem seu objetivo principal iniciar os professores e futuros professores encarregados das aulas de música da rede pública de Sobral, no uso pedagógico das tecnologias digitais. Desta maneira será apresentado as atividades desenvolvidas pelos bolsistas, bem como as suas experiências na utilização de 3 (três) dispositivos online: (i) um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) destinado à capacitação de professores; (ii) um AVA destinado à formação de tutores et (iii) um AVA destinado a avaliação online do curso presencial de capacitação “Música na Escola”
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG