A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE DE MONITORIA DE CARDIOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS DISCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Lucas de Moura Portela
  • NULL
  • Vicente Lopes Monte Neto

Resumo

Introdução: A Monitoria Acadêmica, desperta o interesse pela docência mediante o desempenho de atividades ligadas ao ensino (HAAG, 2008). É entendida como instrumento para melhoria do ensino de graduação, que estimula a busca por conhecimento e novas estratégias de estudo e ensino, visando fortalecer e articular a teoria à pratica. Além disso, estreita os vínculos discente-discente e favorece o abertura de um canal de comunicação mais acessível para troca de informações. Objetivos: Demonstrar a importância das atividades desempenhadas na monitoria de Cardiologia do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, para o desenvolvimento do aluno monitor e dos alunos monitorados. A atividade buscou ampliar os conhecimentos teóricos e práticos e incentivar uma melhor relação entre discentes e docentes contribuindo na formação profissional e na melhoria na qualidade do ensino. Metodologia: A atividade foi voltada para os alunos do 5º semestre e ocorreu no período de março a dezembro de 2019 com carga horária de 12 horas semanais e teve como finalidade reforçar os conteúdos ministrados em sala de aula e estabelecer um canal para esclarecimento de dúvidas. O atendimento aos alunos foi feito através de aulas expositivas e encontros nos hospitais para discussão de casos clínicos dos temas estudados em sala de aula. Resultados: Pode-se observar que a monitoria é de suma importância para os discente no sentido de melhorar o embasamento e sedimentação dos conteúdos visto em sala de aula, como também para o desenvolvimento intelectual do Monitor que se beneficia da troca de conhecimento entre alunos monitorados e seu próprio orientador. É uma experiência bastante enriquecedora para o desenvolvimento acadêmico, pois a monitoria é uma atividade formativa. Conclusão: O projeto de monitoria contribui para o desenvolvimento pedagógico e auxilia os alunos na captação e produção do conhecimento, tendo em vista que é uma atividade formativa de ensino.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD