A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DE GRUPO NO APRENDIZADO DE ALUNOS SOB A PERCEPÇÃO DO MONITOR DE FARMACOLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O incentivo a novas formas de aprendizado, através da aplicabilidade de dinâmicas em encontros de monitorias auxilia na construção do processo ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Avaliar como as dinâmicas de grupo, incentivam os alunos na buscar do conhecimento, ampliando sua interação com o monitor responsável. METODOLOGIA: Estudo transversal, em que alunos do 2° semestre da Faculdade de Medicina da UFC, Sobral-CE, foram questionados sobre a metodologia utilizada nas monitorias de Farmacologia. As dinâmicas de grupo foram feitas com a ajuda de tabelas e questionários acerca dos temas abordados em sala de aula. No primeiro contato, a turma de 40 alunos, foi dividida em grupos, de acordo com o número de monitores, para que cada monitor fosse responsável por um grupo específico. Uma tutoria online foi realizada por meio do aplicativo Whatsapp, possibilitando ao monitor auxiliar este grupo, esclarecendo possíveis dúvidas sobre os assuntos de responsabilidade de cada monitor. Ao final dos encontros, utilizou-se um questionário de satisfação. RESULTADOS: Com relação ao nível de aproveitamento dos encontros de monitoria, cerca de 74% dos alunos julgaram-se satisfeitos com as metodologias pedagógicas abordadas. Quanto ao aproveitamento das dinâmicas de grupo, observou-se uma aceitação de cerca de 80% do número de alunos participantes. Quanto à tutoria online, 75% dos alunos do grupo específico ficaram satisfeitos com a intervenção do monitor Ícaro Dias. DISCUSSÃO: A implementação de novas metodologias de ensino são verdadeiros facilitadores para a construção do conhecimento em sala de aula (Souza; Tanji; Machado, 2011). CONCLUSÃO: De acordo com os critérios de satisfação, pode-se concluir que as dinâmicas favoreceram a participação e motivação dos alunos de Medicina, bem como a facilitação do aprendizado, levando em consideração um árduo semestre letivo destes acadêmicos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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