A MONITORIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE MÚSICA - LICENCIATURA, CAMPUS SOBRAL: UMA PESQUISA POR ATIVIDADES PRÁTICAS PARA APLICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Maycon Wiliam Rodrigues de Azevedo
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  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, iniciou com o ingresso da sua primeira turma no ano de 2011. Entretanto, as atividades de Estágio Curricular Supervisionado começaram apenas no ano de 2013. É relevante destacar que neste momento inicial do curso, o Manual de Estágio ainda estava em processo de estruturação, apenas existiam algumas orientações presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Tal informação é importante de ser destacada, pois o Manual de Estágio Curricular Supervisionado vigente no curso atualmente, partiu de uma concepção embasada nas demandas e necessidades vivenciadas pelos estudantes-estagiários no decorrer da sua inserção junto aos contextos de ensino e de aprendizagem em Música. A monitoria no estágio supervisionado pode ser entendida como um procedimento pedagógico, que permite aos alunos conhecer o universo de seu futuro campo de atuação. Objetivou-se com esse trabalho, relatar as experiências elaboradas enquanto monitor das turmas de Estágio Supervisionado I (2019.1) e II (2019.2), a partir da realização das atividades de intervenções em sala nas respectivas turmas, visando compreender a importância da monitoria do Estágio Supervisionado na perspectiva do apoio e suporte dado para a formação dos estagiários. Destaca-se também o trabalho de pesquisa junto a rede Web para coleta e testagem dos materiais pedagógicos relacionados com o ensino e a aprendizagem de Música. Dessa forma, conclui-se que a monitoria acadêmica exercida pelo monitor na disciplina de Estágio Supervisionado, contribui para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim como a realização das atividades de intervenções relacionadas ao Estágio Supervisionado foram de suma importância, pois trouxeram idéias e propostas de trabalhos no qual os discentes poderiam utilizar em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD