A PRÁTICA SEMIOLÓGICA NO MÓDULO DE SISTEMA NERVOSO COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO EM FISIOLOGIA

  • Natasha Nogueira Prado
  • Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar, Lúcio Soares e Silva Neto, Patrícia Bezerra Gomes, Gelton Fonteles
  • Carla Thiciane Vasconcelos de Melo

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria de Fisiologia é uma atividade extracurricular acadêmica, que contribui para uma aprendizagem efetivados acadêmicos monitorados do primeiro e segundo semestre do curso de Medicina da UFC - Campus Sobral. Durante o módulo de Sistema Nervoso, incluído no segundo semestre do curso, na data 11 de março de 2019 e 15 de agosto de 2019, foi ministrada uma monitoria em formato de aula prática, na qual os alunos manusearam o martelo de reflexo, uma ferramenta semiológica, para correlacionar a pesquisa dos reflexos tendinosos profundos e os mecanismos fisiológicos envolvidos no processo. OBJETIVO: Avaliar o uso da Semiologia como forma de melhor aprendizado e estímulo ao estudo da Fisiologia do Sistema Nervoso. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário virtual, por meio da plataforma Google Forms, com 5 perguntas de múltipla escolha que avaliaram a aula prática em diversos quesitos relacionados ao bom rendimento na disciplina. Os participantes foram os alunos que já concluíram o módulo no ano de 2019. RESULTADOS: Do total de 79 alunos, 27 responderam ao questionário e destes 85,2% responderam “muito” no estímulo a ida à monitoria por saber que seria utilizada a Semiologia, 88,9% responderam “sim” no conseguir relacionar a prática com a teórica, 96,3% responderam “sim” na facilidade ao estudo da fisiologia após a aula, 63% responderam “muito” no estímulo a estudar fisiologia e 77,8% responderam “sim” na importância da aula para o bom rendimento da disciplina. CONCLUSÃO: A Semiologia em forma de aula prática mostrou-se uma grande aliada para o ensino da Fisiologia, garantindo uma aula mais interativa, a qual desperta a atenção e facilita a transmissão do conteúdo. Além disso, é possível correlacionar o tema a prática médica e consequentemente desperta o interesse no estudo da Fisiologia e possibilitar um bom rendimento na disciplina.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD