A QUALIDADE DO ENSINO PRÁTICO DA ANATOMIA HUMANA REALIZADO POR MEIO DE ROTEIROS DE ANATOMIA PREESTABELECIDOS POR MONITORES E PROFESSORES

  • Giovanna Lídia Gondim Oliveira Dias
  • Carolina da Silva Carvalho, Daniel Hardy Melo, Carol Leal de Miranda
  • Eladio Pessoa de Andrade Filho

Resumo

INTRODUÇÃO: A Monitoria de Anatomia Humana é uma atividade extracurricular voltada para o ensino principalmente prático dessa disciplina, caracterizada por haver uma grande quantia de nomeações de estruturas anatômicas, dificultando o estudo. Então, para facilitar o aprendizado dos acidentes anatômicos, monitores e professores da Faculdade de Medicina UFC – Campus Sobral organizaram um roteiro de estudo, listando as denominações mais importantes das estruturas anatômicas, para que os alunos se baseassem por ele. OBJETIVO: Avaliar a qualidade do aprendizado da Anatomia Humana por meio da experiência de alunos que utilizaram roteiros preestabelecidos e se essa ferramenta limita o estudo dessa disciplina. METODOLOGIA: Esta pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, sendo aplicado um questionário virtual, por meio da plataforma Google Forms, com 6 perguntas de múltipla escolha referentes a qualidade do estudo anatômico realizado por meio de roteiros de anatomia predeterminados por professores e monitores. Os participantes foram os alunos de medicina que cursaram a disciplina de Anatomia no ano de 2019 na Faculdade de Medicina UFC - Campus Sobral. RESULTADOS: Dos 57 alunos questionados, 94,7% responderam que o uso dos roteiros de anatomia auxiliavam o aprendizado prático da Anatomia, 93% disseram que eles eram eficazes na fixação do conteúdo, 28,1% responderam que essa ferramenta restringe o estudo da Anatomia, 80,7% afirmaram que os roteiros também ajudam no estudo teórico dessa disciplina, 47,4% classificaram como “ótimo” para a qualidade do estudo e 47,4% sentiam-se “muito motivados” por essa metodologia a buscar o entendimento prático da Anatomia Humana. CONCLUSÃO: Apesar de alguns alunos concordarem que o roteiro de anatomia restringe o estudo dessa disciplina, a maior parte relata que ele auxilia no aprendizado e na fixação do conteúdo, sendo importante manter essa metodologia e estimular a expansão dessa ferramenta para outras universidades do país.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD