ANÁLISE DA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA NO RENDIMENTO ESTUDANTIL

  • Samuel Teixeira de Oliveira
  • Carolina da Silva Carvalho, Daniel Hardy Melo, Joaquim Francisco Cavalcante Neto, Giovanna Lídia Gondim Oliveira Dias
  • Eladio Pessoa de Andrade Filho

Resumo

INTRODUÇÃO: As condições estruturais do laboratório de Anatomia Humana constituem um fator de grande importância para a realização tanto da monitoria quanto para a autoaprendizagem dos alunos. No segundo semestre de 2019, o laboratório de Anatomia Humana da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral recebeu uma reforma infraestrutural, a qual promoveu mais conforto e bem-estar para seus usuários. OBJETIVO: Avaliar a influência das melhorias nas condições estruturais do laboratório nas notas dos alunos, bem como no interesse e na frequência deles na ida ao laboratório. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário virtual, por meio da plataforma Google Forms, com 3 perguntas de múltipla escolha correlacionando as mudanças do laboratório à nota, ao interesse e à frequência dos alunos ao laboratório. Ademais, foi calculada a média da última turma (A) antes da reforma e da primeira turma (B) após na prova prática do módulo de Sistema Locomotor. RESULTADOS: Do total de 87 alunos, 40 responderam ao questionário. Dos que responderam, 90% julgam que as melhorias no laboratório impactaram na nota, 92% afirmam que as mudanças tornaram a ida ao laboratório mais frequente e 92% acreditam ter se interessado mais no estudo de Anatomia. Ademais, a média da turma A foi de 7,06 enquanto a média da turma B foi de 7,51. CONCLUSÃO: Observou-se que as melhorias na infraestrutura do laboratório de Anatomia Humana promoveram não só a melhoria do conforto e do bem-estar, mas também despertaram mais interesse nos estudantes para frequentá-lo, bem como para se engajarem no estudo dessa ciência. No tocante às notas, observa-se um aumento da média em 6,37%, entretanto são necessários mais estudos para confirmar essa relação.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD