ANÁLISE DO IMPACTO DO USO DE SLIDES DURANTE A MONITORIA DE SEMIOLOGIA EM 2019

  • Matheus de Paula Pessoa Bezerra
  • NULL
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: A disciplina de Semiologia Médica, à medida que é essencial para uma boa prática médica, também é desafiadora para o aprendizado, devido à complexidade do conteúdo e da necessidade de memorização de diversos termos. Baseado nisso, durante as atividades de monitoria do ano de 2019, foram empregados slides com fotos, vídeos, mnemônicos e dicas com o objetivo de complementar, ilustrar e facilitar o aprendizado. Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes quanto ao impacto do uso de slides durante a monitoria de Semiologia. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, observacional, cuja amostra foi de 10 estudantes que participaram das atividades de monitoria de Semiologia desenvolvidas durante o ano de 2019, os quais responderam anonimamente a um questionário com cinco perguntas que avaliavam a sua percepção sobre as atividades de monitoria e as tecnologias utilizadas, em questionário no Google Forms. Resultados: 87,5% dos alunos afirmaram que o uso de slides auxiliou no aprendizado, enquanto 12,5% disseram que talvez tenha sido útil. 87,5% afirmou que as imagens nos slides auxiliaram a assimilar melhor as manobras semiológicas. 87,5% relataram que a metodologia facilitou a memorização dos informes do roteiro. 87,5% relataram que o uso de slides tornou a monitoria mais interessante. 50% dos estudantes demonstraram interesse em participar do próximo processo seletivo para Monitoria de Semiologia, enquanto os outros 50% afirmaram que apenas talvez participariam. Conclusão: Portanto, pode-se afirmar que o impacto do uso de slides durante a monitoria de Semiologia foi positivo para a maioria dos alunos, estimulando uma melhor memorização do conteúdo e tornando as atividades mais prazerosas, bem como incentivando alguns deles a tentarem serem monitores no próximo ano.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD