AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DE UMA PLATAFORMA INTERATIVA ONLINE NA MONITORIA DE FARMACOLOGIA BÁSICA
Resumo
INTRODUÇÃO: AS ATIVIDADES DE MONITORIA PARA ACADÊMICOS DE MEDICINA PODEM SER BASTANTE DESGASTANTES QUANDO NÃO SE UTILIZA UMA METODOLOGIA ADEQUADA PARA OTIMIZAR A ATENÇÃO E O INTERESSE DOS ESTUDANTES. SENDO ASSIM, OBJETIVOU-SE NESTE TRABALHO AVALIAR A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DE UM INSTRUMENTO INTERATIVO UTILIZADO PARA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ACADÊMICOS DURANTE A MONITORIA DE FARMACOLOGIA BÁSICA. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL COM ALUNOS DO 2º SEMESTRE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC, SOBRAL-CE, QUESTIONADOS SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA NAS TUTORIAS SOBRE ANTICONVULSIVANTES E ANSIOLÍTICOS. OS ESTUDANTES AVALIARAM A UTILIZAÇÃO DE UMA PLATAFORMA INTERATIVA ONLINE DE PERGUNTAS E RESPOSTAS, O KAHOOT®. DURANTE A MONITORIA OS ALUNOS COMPETIRAM INDIVIDUALMENTE, NA QUAL O ALUNO QUE TIVESSE O MELHOR DESEMPENHO NA PLATAFORMA SERIA BONIFICADO. NO TOTAL, 30 ESTUDANTES PARTICIPARAM DA AVALIAÇÃO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS DE MÚLTIPLA ESCOLHA APLICADOS APÓS A MONITORIA DE ANTICONVULSIVANTES E 40, APÓS A DE ANSIOLÍTICOS. RESULTADOS: OS RESULTADOS DOS QUESTIONÁRIOS SOBRE ANTICONVULSIVANTES MOSTROU QUE 26(87%)ALUNOS APROVARAM A PLATAFORMA E 4(13%) NÃO. DOS ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM DA MONITORIA DE ANSIOLÍTICOS, 34 (85%) APRECIARAM A METODOLOGIA, CONTRA 6(15%). COM O PROCESSAMENTO DOS DADOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES ABORDADOS. DISCUSSÃO MAIS DE 80% DOS DISCENTES DEMONSTRARAM INTERESSE EM CONTINUAR USANDO A PLATAFORMA INTERATIVA, O QUE REAFIRMA A ACEITAÇÃO DE GRANDE PARCELA DO GRUPO, SENDO QUE TAL PLATAFORMA AINDA CONSEGUIU ESTIMULÁ-LOS A ESTUDAR PARA OBTEREM UM MAIOR DESEMPENHO NAS PRÓXIMAS MONITORIAS. CONCLUSÃO: A UTILIZAÇÃO DE UMA PLATAFORMA INTERATIVA REPRESENTA UM DIFERENCIAL QUE PODE SER ADICIONADO A LISTA DE POSSIBILIDADES DE METODOLOGIAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA NA FACULDADE DE MEDICINA, VISTO QUE INOVAÇÕES SÃO SEMPRE NECESSÁRIAS PARA A MANUTENÇÃO DO INTERESSE DOS ACADÊMICOS.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.