EFETIVIDADE DO APRENDIZADO DA PARASITOLOGIA HUMANA EM ATIVIDADES NA COMUNIDADE

Autores

  • Joannah Hübner
  • Ticiana Mont' Averne Parente Feijão, Naíse Lima Mourão Soares
  • Cynara Carvalho Parente

Resumo

INTRODUÇÃO: A MONITORIA É UMA FORMA ALTERNATIVA DE TRABALHO PEDAGÓGICO, BENÉFICA TANTO PARA O DOCENTE QUANTO PARA OS DISCENTES. SEU OBJETIVO É AUXILIAR E FACILITAR O ENSINO E APRENDIZADO POR MEIO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS ELABORADAS EM CONJUNTO MONITOR-DOCENTE E APLICADAS AOS DISCENTES. OBJETIVO: DEMONSTRAR A EFETIVIDADE DAS ATIVIDADES DA MONITORIA DE PARASITOLOGIA HUMANA (PH) QUE FORAM REALIZADAS FORA DE SALA DE AULA. METODOLOGIA: FOI DISTRIBUÍDO UM QUESTIONÁRIO PARA UMA TURMA DA FACULDADE DE MEDICINA QUE EXERCEU ATIVIDADES DE DEBATE COM A COMUNIDADE (EM POSTOS DE SAÚDE E PRAÇAS PÚBLICAS) SOBRE OS TEMAS LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA), LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA (LVA) E DOENÇA DE CHAGAS (DC). NO TOTAL, 26 ALUNOS RESPONDERAM ÀS PERGUNTAS, SENDO 11 DELES PARTICIPANTES DA EQUIPE CUJO TÓPICO DISCUTIDO NA COMUNIDADE FOI LTA E LVA (EQUIPE A) E 16 DA EQUIPE QUE ABORDOU DC (EQUIPE B). RESULTADOS: OBTEVE-SE QUE 54,54% DOS ALUNOS QUE DEBATERAM SOBRE LTA E LVA (EQUIPE A) ACERTARAM MAIS QUESTÕES SOBRE ESSE TEMA EM COMPARAÇÃO À DC. NO QUE SE REFERE À EQUIPE B, 50% DOS ESTUDANTES PONTUARAM MAIS QUESTÕES RELACIONADAS À DC. OS ALUNOS DA EQUIPE A ASSINALARAM MAIS QUESTÕES CORRETAS RELACIONADAS À LTA E LVA E OS DA EQUIPE B PONTUARAM MAIS PARA DC. DISCUSSÃO: PORTANTO, A EQUIPE QUE RETRATOU SOBRE LTA E LVA SOUBE RESPONDER CORRETAMENTE UMA QUANTIDADE MAIOR DE QUESTÕES SOBRE ESSE TEMA. DO MESMO MODO, A EQUIPE QUE TRATOU DE DC OBTEVE MAIOR PONTUAÇÃO EM QUESTÕES SOBRE ESSE CONTEÚDO. ISTO POSTO, PERCEBE-SE QUE A ATIVIDADE DE EXTENSÃO FOI BENÉFICA PARA A CONSERVAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PH. CONCLUSÃO: AS ATIVIDADES DE MONITORIA FORA DA SALA DE AULA DEVEM SER MANTIDAS PARA AS PRÓXIMAS TURMAS A FIM DE CONSOLIDAR O QUE FOI APRENDIDO PARA O EXERCÍCIO DE UMA BOA MEDICINA.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD