ESTUDO SOBRE A PREFERÊNCIA DOS ALUNOS ACERCA DA METODOLOGIA UTILIZADA NAS MONITORIAS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo realizado com alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia da Computação no Campus de Sobral na disciplina de Cálculo Vetorial, estudo este buscando a melhoria na metodologia de ensino do monitor nos horários de monitoria reservados para a disciplina.Para tornar o ambiente de monitoria mais bilateral, onde a contribuição do monitor e dos alunos no aprendizado seja a mesma, é necessário conhecer os gostos e as preferências dos frequentadores desta atividade. Para isto, foi apresentado um questionário aos alunos, contendo os diferentes métodos de ensino utilizados pelo monitor ao longo da disciplina, como solução de questões de provas passadas, exercícios respondidos do livro utilizado, reforço do conteúdo teórico dado em sala, entre outros. Cada aluno poderia marcar mais de uma opção, além de conter um campo para observações feitas por eles, com intuito de obter a opinião dos mesmos para melhoria das monitorias. Assim, é possível apresentar os resultados primeiramente aos monitores mais próximos (com o mesmo professor orientador) e após isso expandir os resultados aos monitores de outras disciplinas e também à outros grupos de estudo, como células de estudo e às monitorias promovidas pelo PET da engenharia elétrica, a fim de aumentar a efetividade e o empenho dos alunos para tais atividades, resultando na melhoria dos resultados das diversas disciplinas com estas ações.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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