IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS GERADOS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA DO CAMPUS DE SOBRAL

  • Iago Melo Gomes
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  • Rosana Maria Alves Saboya

Resumo

O laboratório de Ensino de Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral, caracteriza-se pela realização de atividades de pesquisa de programas de iniciação científica e de projetos junto a agências de fomento. Além das aulas práticas de graduação para os cursos de Engenharia Elétrica (obrigatória) e Engenharia da Computação (opcional). Os resíduos químicos gerados estão associados a essas atividades. O trabalho teve como objetivo a implantação de ações preventiva e corretiva no manejo, estocagem, tratamento e disposição final dos resíduos químicos gerados no laboratório de Ensino de Química referente as atividades de pesquisa e aulas práticas. A identificação e classificação dos resíduos não se restringe apenas à adoção de práticas que visem à minimização e ao tratamento dos resíduos produzidos nas atividades laboratoriais, mas também a conscientização e treinamento do fator humano, já que não basta apenas dispor de rotas de tratamento de resíduos se as pessoas não são parte ativa e integrante da gestão dos mesmos. O trabalho baseou-se no material disponível e no assessoramento do Programa de Gerenciamento de Resíduos da UFC (PROGERE). A PROGERE colabora no gerenciamento de resíduos laboratoriais com coleta de frascos de reagentes vazios, consultoria laboratorial, fichas de tratamento de resíduos químicos, cartilhas com informações sobre segurança e manuseio de resíduos laboratoriais e gerenciamento de resíduos.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD